Os cereais têm de marcar presença numa ementa de quem deseja emagrecer de forma saudável: afinal de contas, este tipo de ingredientes consegue fornecer uma boa quantidade de fibras, que dão bastante saciedade e, por consequência, nos fazem comer menos. Daí que seja aconselhável ingerir cereais logo ao pequeno-almoço: desta maneira, há a certeza de que as restantes refeições do dia serão mais equilibradas.
Por outro lado, o consumo de fibras contribui para uma melhoria da digestão, evitando aquela incómoda sensação de inchaço, e ainda têm um papel relevante para absorver as gorduras. No entanto, perante um vasto leque de escolhas, torna-se fundamental seleccionar aqueles cereais que mais se destacam num processo de emagrecimento.
Por que a chia é um cereal aconselhável para quem deseja perder peso saudavelmente?
Sem dúvida que a chia é um dos mais importantes cereais para ficarmos com o peso ideal. Por um lado, o ingrediente contém um elevado teor de fibras. Por outro, a chia consegue formar uma espécie de gel no estômago, um processo essencial para reduzir o apetite, visto que aumenta a sensação de saciedade. A acrescentar que o produto ainda disponibiliza uma maior quantidade de proteínas, em comparação com o trigo, o arroz e a aveia.
Ómega 3, cálcio, potássio, fósforo, cobre, ferro e zinco são apenas alguns dos outros nutrientes que podem ser encontrados na chia. Graças ao sabor leve, o ingrediente pode ser acrescentado em iogurtes ou em sumos. A quantidade perfeita é uma colher de sobremesa por dia.
Conheça outros cereais perfeitos para emagrecer:
- Centeio – sendo normalmente encontrado numa mistura com outros cereais, o centeio fornece proteínas, uns nutrientes relevantes para nos dar mais energia, contribuindo para uma maior sensação de saciedade. Porém, as pessoas que sofrem de doença celíaca não podem ingerir centeio. É que o cereal conta com glúten.
- Linhaça – tal como acontece com a chia, a linhaça contém ómega 3, além de incluir bastantes fibras. Mas não só. É que o cereal ainda tem gorduras vegetais que são tão relevantes para garantir uma excelente saúde cardiovascular e cerebral. Já agora, fique ainda a saber que a linhaça possui lignana, uma substância que previne o cancro da mama e da próstata. Minerais, vitaminas e proteínas são outros componentes do cereal.
- Aveia – especialmente aconselhável para quem pratica exercício físico, a aveia tem cálcio, vitamina B, magnésio e fósforo, além de possuir ferro e potássio. De resto, o cereal é uma rica fonte de beta-glucana, uma fibra que auxilia no controlo e na redução da glicose, sendo perfeita para quem sofre de diabetes.
- Cevada – a cevada é composta por fibras e por magnésio, selénio e vitaminas do complexo B. Acrescente-se que o cereal tem poucas gorduras prejudiciais para o emagrecimento.