Quando deve fazer uma abdominoplastia?
Desde que fiz a minha abdominoplastia as duas perguntas que mais ouço das minhas amigas são: “estás espectacular, o que é que fizeste para perder barriga?” seguida de “O que é uma abdominoplastia?”. O que acontece é que muitas mulheres, tal como as minhas amigas, ou porque perderam peso, ou porque foram mães (como foi o meu caso), ficam com pele e gordura a mais na barriga, o que a torna flácida e inestética. Nem ginásios ou PT”s, nem nutricionistas ou dietas, nem massagens ou mezinhas conseguiram resolver este problema. A abdominoplastia foi a saída.
Que cuidados deve ter antes de uma abdominoplastia?
Antes de mais, é preciso esclarecer que, embora a barriga fique mais lisa e firme, a abdominoplastia não é forma mágica de emagrecer, nem substitui o exercício, nem uma alimentação equilibrada e o melhor é fazer a intervenção já com hábitos saudáveis, para potenciar os seus resultados. De resto, é essencial não ter as expectativas muito elevadas, pois esta intervenção serve para fazer melhorias, não a perfeição.
Como é feita a abdominoplastia?
Existem vários tipos de abdominoplastia e como cada caso é um caso, os médicos recomendam sempre aquela que mais se adequa à sua situação. No meu caso, eu fiz uma lipoabdominoplastia. Neste tipo de intervenção, além de me terem retirado o excesso de pele e reposicionado os músculos para dar mais firmeza à barriga, também me fizeram uma lipoaspiração para retirar o excesso de gordura. Não sendo propriamente uma especialista, posso explicar como se faz a abdominoplastia. Em primeiro fizeram-me a lipoaspiração, para tirar gordura localizada. Em segundo lugar fizeram-me a abdominoplastia. Esta consiste em duas incisões, uma que faz o contorno da anca – igual à da cesariana mas maior – e outra na vertical que vai até ao umbigo. Assim que são feitas a incisões, começam a reposicionar os abdominais e a suturá-los. A seguir retiram o excesso de gordura, esticam a pele e removem o excesso.
Como é o pós-operatório?
Caras leitoras, não vos vou mentir, o pós-operatório é doloroso. Acordamos com dores e cheias de nódoas negras, não nos podemos sentar direitas durante uns dias para facilitar a cicatrização. Temos de andar com uma cinta elástica de compressão. Ou seja, durante uns dias parecemos uns trambolhos. Mas depois o patinho feio transforma-se num cisne.
O que esperar da abdominoplastia?
Depois de uns dias de inferno e de mais umas semanas à espera que os inchaços desapareçam, vemos que tudo valeu a pena. Aquilo que me fez mais feliz foi quando vi as minhas fotografias do antes de depois é que parecem mesmo aquelas com que nos tentam vender banha da cobra no TV shop. Por outras palavras, estou felicíssima com os resultados. E agora que vocês também já sabem o que é o abdominoplastia, caso precisem de perder barriga, aconselho-vos a fazerem. Pode ser duro, não ficamos com uma barriga para desfilar na passerele, mas fica muito, mas mesmo muito melhor do que o que estava antes.
Em caso de dúvida, consulte o seu médico para saber mais sobre abdominoplastia