Como todas sabemos a idade não perdoa. O passar dos anos anos traz com ele as rugas e os papos nos olhos. Ironicamente, o passar dos anos também trouxe grandes inovações à cirurgia plástica, sendo a uma delas a blefaroplastia. A blefaroplastia é uma intervenção pela qual se pode remover os papos dos olhos e rugas, tanto na pálpebras superiores, como nas inferiores, bem como remediar disfunções como a ptose pabebral.
Na minha família há, infelizmente, uma propensão genética para desenvolver papos nos olhos. Por isso, já depois dos meus 37 anos e de ter tentado todos os tratamentos para diminuir os papos, resolvi fazer uma blefaroplastia. Uma amiga minha recomendou-me uma doutora especializada nesse tipo de tratamentos e marquei uma consulta com ela. Durante a consulta fiquei a saber que com uma blefaroplastia me poderia retirar os papos dos olhos, como também fazer desaparecer o excesso de pele, tanto das pálpebras inferiores, como das superiores. Depois de ouvir a doutora dizer isto pensei: já que vou ser operada, porque não aproveitar e tirar umas rugas do sobrolho? E assim foi feito.
Blefaroplastia: cuidados pré e pós-operatórios
Outra coisa que me agradou ouvir foi que a blefaroplastia, para além de não podermos usar maquilhagem no dia da operação, exige apenas os cuidados de qualquer outra cirurgia. O pós-operatório exige, durante os primeiros dias, alguns cuidados para facilitar a recuperação, como: não esforçar a vista, o uso de compressas frias nos olhos, o uso de óculos escuros para evitar exposição aos raios solares, a restrição a actividades físicas e pouco mais. O tempo de recuperação (até regressar ao trabalho) prolonga-se entre sete e 10 dias.
Em que consiste a blefaroplastia
Quando se opta por uma blefaroplastia em que se removem os papos e as rugas da pálpebra inferior e uma rugas na pálpebra superior. O que nos fazem é um corte em cada pálpebra, por onde retiram os depósitos de gordura que causam o papo do olho. Essa incisão serve também par se retirado o excesso de pele que causa a rugas. A intervenção costuma durar entre uma e duas horas, recorrendo-se a uma anestesia local e sedação. Como eu não sou médica cirurgiã, se tiverem dúvidas perguntem ao vosso médico.
Quanto tempo esperamos para conseguirmos ver os bons resultados de uma blefaroplastia?
Os resultados das cirurgias estéticas quase nunca são imediatos, demora um certo tempo até ao corpo se adaptar às alterações a que foi submetido. No meu caso, só passados 8 dias é que deu para ver os primeiros resultados, que já não eram nada maus. Mas, passados seis meses, se nos pusermos em frente ao espelho com uma fotografia antes da operação, é que os resultados vos vão deixar de queixo no chão. Agora quando alguma amiga me pergunta se vale a pena fazer uma blefaroplastia, eu olho-a olhos nos olhos e digo-lhe que nunca na vida me vou arrepender de ter feito a minha. Logo a seguir recomendo-lhes para marcarem uma consulta. Tal como recomendo às minhas amigas, recomendo-lhe também.
Em caso de dúvida, consulte o seu dermatologista para esclarecer tudo sobre blefaroplastia