A farinha de banana verde beneficia muito o nosso organismo: para além de melhorar o processo digestivo, este ingrediente reforça o sistema imunitário e controla e previne a diabetes. Além disso, a farinha de banana verde até consegue melhorar o nosso humor.
Qual é o valor nutricional da farinha de banana verde?
A banana verde tem poucas calorias e hidratos de carbono – uma composição nutricional importante para quem deseja perder peso. Além disso, não tem muita sacarose (um açúcar natural das frutas) e nenhuma gordura, mas abunda em fibras – uma boa notícia para o nosso trânsito intestinal.
O amido resistente é outro elemento importante. Trata-se de um hidrato de carbono mais saudável e que traz imensas vantagens para a nossa saúde: como apenas é digerido no intestino delgado, não se transforma em glicose – um açúcar que se encontra nas frutas e é lançado para o sangue. Felizmente, a farinha da banana verde conserva os principais nutrientes do fruto.
Que vantagens estão associadas ao consumo da farinha de banana verde?
- Com a farinha de banana verde, podemos controlar e prevenir a diabetes, visto que o ingrediente possui um reduzido índice glicémico, ou seja, a glicose da farinha é absorvida lenta e gradualmente. Logo, os níveis de glicose no sangue permanecem estáveis e o organismo não precisa de libertar tanta insulina, o que é relevante para a prevenção e controlo da diabetes.
- Com a farinha de banana verde, podemos evitar o cancro do intestino. Há uma absorção do amido resistente enquanto fibra insolúvel e, por isso, auxilia o trânsito intestinal. Além de se prevenir o aparecimento desse cancro, um intestino saudável evita outras doenças, como diarreia.
- Com a farinha de banana verde, podemos emagrecer. Mais uma vez, trata-se de uma vantagem atribuída ao amido resistente, que nos ajuda a controlar a fome, ao atrasar o processo digestivo, permanecendo mais tempo no estômago.
- Com a farinha de banana verde, podemos reforçar a nossa imunidade. É no intestino que são produzidas cerca de 60% das imunoglobinas, umas células que protegem o organismo. Daí que seja importante que este órgão funcione correctamente. Algumas investigações também têm demonstrado que a farinha de banana verde pode produzir mais ácidos graxos de cadeia curta no intestino: quando estes elementos estão em falta, as bactérias nocivas da flora intestinal deslocam-se para o sangue, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de infecções.
- Com a farinha de banana verde, podemos ficar mais bem-dispostos. A banana é composta por triptofano e por vitamina B6, duas substâncias que contribuem para a síntese da serotonina – um neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar.
A receita para fazer esta farinha e usufruir de todas estas vantagens é simples: basta cortar uma banana verde em rodelas finas e levar ao forno durante 30 minutos. Depois de estarem secas, as rodelas devem ser batidas num liquidificador. Normalmente, é aconselhável consumir duas colheres por dia, sendo possível adicionar farinha de banana verde em iogurtes ou em sumos.