Uma das melhores formas de exercício, dizem os especialistas, é uma bela caminhada. Podia acrescentar que é também uma das mais agradáveis, sobretudo se for em boa companhia. Um belo passeio à hora de almoço ou ao pôr-do-sol pode bem substituir uma hora de ginásio ou outro tipo de exercícios. É claro que não vai tonificar os músculos, mas o efeito benéfico para o organismo é bastante similar.
Uma boa forma de medir a eficácia das nossas caminhadas pode ser através de um pedómetro. Um pedómetro é um aparelho que mede a quantidade de passos que damos, possibilitando saber se o exercício que fazemos se adequa às necessidades do nosso organismo. Podemos comprar pedómetros nas lojas de desporto ou de artigos radicais.
Tente dar 6.000 passos por dia para manter a forma
Alguns sites da especialidade defendem que, para nos mantermos em forma, o ideal é tentar dar 6.000 passos por dia, através de uma bela caminhada. Refira-se que a nossa média diária é de cerca de metade deste valor. Já se o seu objectivo for perder peso, então o objectivo deverão ser os 10.000 passos ou 3.000, em apenas 20 minutos.
É importante ir redefinindo as metas, à medida que os objectivos vão sendo atingidos, aumentando também o ritmo das caminhadas. Subir e descer escadas também pode ser uma boa ajuda. Uma óptima ajuda para as nossas caminhadas pode ser escolher o calçado adequado. Nem sempre os sapatos mais bonitos são os mais saudáveis, sobretudo para os nossos pés.
Estilo dos sapatos pode ser inimigo do bem-estar dos nossos pés
O estilo pode ser inimigo do conforto, mas há excepções, como em todas as normas. O que é facto é que a utilização de calçado inapropriado ou de menor qualidade pode acelerar o processo de transpiração dos pés, provocando problemas vários, como fungos ou micoses. Por outro lado, e exercícios à parte, quem sofre de má circulação também deve evitar os sapatos de salto alto, mesmo que os aprecie muito.
Este tipo de sapatos pode provocar pernas inchadas, o que dificulta a circulação sanguínea e pode provocar problemas no organismo. Normalmente, tento seguir os conselhos de saúde e bem-estar de alguns blogs de figuras públicas. O blog da Isabel Angelino – Paixões de Isabel – costuma ter dicas bastante interessantes.