Eis uma prova de que o que sabe bem… pode fazer ainda melhor! Falamos do abacaxi, um fruto delicioso e que também ajuda a emagrecer de forma saudável e eficaz. De resto, o abacaxi ainda se destaca por conter uma diversidade de nutrientes e por melhorar o funcionamento do nosso sistema respiratório.
Por que o abacaxi é um excelente fruto para emagrecer?
Uma riqueza de nutrientes. É assim que se pode caracterizar o abacaxi. A lista quase parece ser infinita. Por um lado, o fruto conta com vitamina A, um nutriente de extrema importância para a diferenciação das células e para o sentido visual. Por outro, o abacaxi contém vitamina C, graças à qual o organismo tem capacidade para resistir contra agentes de infecção. Sem esquecer ainda a vitamina B1, que permite a quebra de hidratos de carbono para que haja a capacidade de obter energia.
Deve-se destacar que o abacaxi é repleto de fibras, que, como atrasam o esvaziamento gástrico, contribuem para que o organismo tenha uma maior sensação de saciedade e não atinja o pico de glicemia, além de permitirem um funcionamento correcto nos intestinos. A fruta suculenta e saborosa também tem uma menor quantidade de calorias, em comparação com outros alimentos: afinal de contas, um sumo de abacaxi inclui 100 calorias, aproximadamente.
Quais são as outras vantagens associadas ao abacaxi?
- Ajuda no relaxamento, graças ao magnésio, um mineral que é igualmente relevante para a actividade normal das enzimas e para a função normal de cálcio.
- Graças ao ferro, o abacaxi permite a formação da hemoglobina e a oxidação das células.
- O abacaxi também é composto por cobre. Este mineral tem um papel preponderante quer para a formação dos ossos, quer para a formação do sangue.
- É importante sublinhar a existência da bromelina, uma enzima que se encontra associada à melhoria das condições do sistema respiratório. Sendo assim, ao consumirem abacaxi, os pacientes que sofrem de asma conseguem respirar mais facilmente, visto que o muco torna-se mais fino e, dessa forma, os tubos dos brônquios não estão obstruídos. De resto, a bromelina inclui propriedades anti-inflamatórias e anti-coagulantes, para além de reforçar o sistema imunitário.
- A bromelina também desempenha um importante papel como diluidor do sangue. Logo, este líquido acaba por fluir mais livremente pelo sistema circulatório. Aliás, o sangue mais fino encontra-se relacionado com uma diminuição da possibilidade de ter acidentes vasculares cerebrais, pressão arterial elevada, ataques cardíacos e problemas circulatórios.
- O abacaxi promove a cicatrização dos mais variados tecidos e evita o desenvolvimento de arteriosclerose, de diversas inflamações, de reumatismo e de artrite.
- Propriedades diuréticas, havendo uma consequente eliminação dos líquidos, outra característica relevante para todos os que pretendem emagrecer de forma saudável.
Embora tenha tantas qualidades, o abacaxi não deve ser ingerido em excesso por pacientes com úlceras ou gastrites, porque é uma fruta ácida e pode originar ardor na região estomacal.