Todos os dias surgem dietas novas que prometem uma perda de peso. Mas nem todas as dietas garantem um aumento da qualidade de vida e da saúde. Os sumos detox podem ser integrados numa dieta, ocupando todas as refeições diárias ou podem servir como um complemento da dieta potenciando a perda de peso com o aumento da saúde.
-
O que há de novo?
Na verdade, o conceito de sumos detox não trás nada de novo, apenas remonta às origens da alimentação, dando privilégio às frutas, verduras e aos chamados superalimentos, como as sementes. Aliado a isto, vem também o conceito de biodisponibilidade. Como tudo se processa então? Os sumos detox não são nada mais do que sumos de fruta, como as maçãs, peras, ou qualquer outra da sua preferência, com um tipo de verdura de preferência verde escura rica em clorofila, como os espinafres, rúcula ou couve com a adição de superalimentos como é o caso das sementes de chia. Colocado tudo na liquidificadora obtêm-se um sumo espesso de coloração esverdeada que à primeira vista nos faz torcer o nariz mas cujo sabor é agradável, contra todas as expectativas.
-
Biodisponibilidade
A verdade é que quando os alimentos são consumidos crús permitem que todos os nutrientes não sofram alterações. Além disso, o facto de estarem liquidificados permite que o organismo tenha maior facilidade de absorção, fazendo com que os nutrientes cheguem às células mais depressa, nutrindo assim o organismo. A isto se chama de biodisponibilidade, que permite que se consuma grande quantidade de verduras e frutas, da forma mais natural e que melhor é assimilada pelo organismo.
Uma dieta que incorpore os chamados sumos detox permite perda de peso, melhoramento do aspeto da pele e cabelo, melhora o humor, dá energia, diminui doenças como a urticária ou asma e permite ainda uma diminuição considerável dos valores de mau colesterol e triglicéridos.
-
Quero experimentar. E receitas?
Para fazer os seus próprios sumos verdes basta ter uma liquidificadora e que se desloque ao mercado para comprar as frutas e verduras que mais gosta, de preferência biológicas. Adquira também sementes como as sementes de chia ou as de linhaça que vão aumentar os benefícios dos sumos detox. Aqui não existem receitas rígidas em quantidades, apenas se aconselha que vá variando de verduras e frutas para obter um maior leque de nutrientes e para não se fartar. As melhores combinações de sabores conseguem-se com as várias tentativas, sendo importante apontar as receitas que vai experimentando. Se optou por incorporar estes sumos na sua dieta é importante que os ingira em jejum para potenciar os seus benefícios.
-
Exemplos de receitas
Sumo detox 1:
1 punhado de espinafres;
Água q.b.;
1 punhado de morangos;
1 rodela de abacaxi;
1 colher de sopa de sementes de chia.
Coloque tudo na liquidificadora e bata até obter um sumo. Beba de seguida.
Sumo detox 2:
1 punhado de rúcula;
salsa q.b;
2 maças;
1 pera;
1 colher de sopa de sementes de linhaça.
Coloque tudo na liquidificadora e bata até obter um sumo. Beba de seguida.
Experimente, mesmo que o aspeto não lhe agrade, dê uma oportunidade à sua saúde. Além disso, esta é a escolha ideal de fast food saudável.